Tarte salgada de polenta

Tarte salgada de polenta


Polenta é um prato típico de Itália, feito através da sêmola de milho, nesta receita há uma mistura de polenta, em conjunto com os legumes salgados, que fazem uma tarte salgada muito saborosa!


Dose: 2 pessoas | Tempo de preparação: 20 min | Tempo de cozinhar: 25 min | Tempo total: 45min


Ingredientes

100 g de sêmola de milho

1/2 beringela

6 metades de tomate seco

50 g de cogumelos

1 tomate maduro

1/4 de cebola rocha

1/2 dente de alho

2 colheres de polpa de tomate

1 chávena de água

1 colher de azeite

1 colher de chá de sal

Modo de preparação

1. Pre-aqueça o forno a 200º C.

2. Despeje a água num tacho fundo e deixe no fogão até começar a ferver. Quando começar a ferver, adicione lentamente a sêmola de milho e misture sempre com um garfo, quando colocar toda a sêmola de milho, misture a polenta sem parar mais um minuto e depois tape o tacho e retire de calor.

3. Enquanto a polenta fica pronta, prepare os legumes. Pique a cebola e alho. Lamine os cogumelos, corte em cubinhos pequenos o tomate, beringela e as metades de tomate seco.

4. Numa frigideira, com uma temperatura média de fogão, adiciona 1/2 colher de azeite e faça o refugado de cebola, alho e tomate seco durante 1 minuto. De seguida, adicione a beringela e salteie durante 5 minutos misturando de vez em quando. Depois coloque os cogumelos e adicione sal e salteie outros 5 minutos. Quando os cogumelos ficarem macios, coloque a polpa de tomate e tomate cortado aos cubinhos, salteie durante 3 minutos e depois retire do fogão.

5. Num tabuleiro adicione a polenta e legumes e misture com uma colher, se for necessário desfazer a polenta para conseguir misturar com os legumes, pressione um pouco com a colher.

6. Coloque o tabuleiro com a tarte de polenta no forno, e asse durante 12-15 minutos até ficar ligeiramente dourada em cima.

7. Retire do forno, deixe arrefecer 2 minutos antes de servir.

Bom apetite!

A receita da polenta simples pode encontrar aqui: Polenta Italiana Assada

Tarte salgada de polenta

Obrigada pela sua visita!

Print Friendly, PDF & Email