Polenta Italiana Assada

Polenta Italiana Assada

Polenta Italiana Assada


Polenta tem origem na Itália, é um puré de sêmola de milho. Sêmola de milho é uma ótima alternativa sem glúten para muitos dos pratos. Existem vários tipos de polenta, hoje vou partilhar uma receita mais simples.


Dose: 12-14 fatias | Tempo de preparação: 15 min |Tempo de cozinhar: 1 hora |Tempo total: 1 h 15 min


Ingredientes

700 ml de água

200 g de sémola de milho

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de azeite

MODO DE PREPARAÇão

1. Num tacho grande coza a água até ficar a ferver.

2. Mexendo sem parar a água na panela com uma colher de madeira ou batedor de mão, adicione aos poucos a sêmola de milho. Certifique-se que não desenvolveu bocados maiores dentro do puré. Reduza a temperatura de fogão. O puré tem de chegar a ferver. Raspe a sêmola de milho persistente nas bordas da panela para junto de puré. Quando o puré engrossar, enquanto mexe, evite que o puré quente caia na mão.

3. Nos primeiros 10 minutos, misture continuamente até engrossar completamente, e vai encontrá-lo difícil de misturar. Depois deixe puré a cozer durante 5 minutos mexendo ocasionalmente.  O puré será apropriado, quando o batedor ou uma colher fixe na vertical sem cair para os lados. Retire de fogão.

4. Despeje o puré numa forma rectangular de pão untada com azeite. Alise a superfície de puré e deixe arrefecer durante 1 hora.

5. Pre-aqueça o forno 180º C. Retire com cuidado a massa da forma e corte em fatias de 0,5 cm de espessura. Forre a forma plana do forno com papel vegetal e de seguida espalhe as fatias de polenta, de forma a que não se toquem umas nas outras.

6. Asse durante 40 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos. Sirva o pão como um suplemento para o prato principal, ou como um lanche com patê ou compota. O pão de milho pode ser consumido tanto quente e frio.

Polenta Italiana Assada

Obrigada pela sua visita!

Print Friendly, PDF & Email