Cuscuz Marroquino com Legumes e Amêndoas

Cuscuz Marroquino com Legumes e Amêndoas

cuscuz marroquino com legumes e amêndoas


 

Este prato lembra-me a minha viagem a Paris. No primeiro dia, chegamos a Paris à hora de jantar, estávamos esfomeados, e como ficamos numa parte mais calma da cidade, a opção de restaurantes que serviam pratos Vegan era mais reduzida. Andamos ainda durante uma boa hora à procura de restaurante onde podíamos comer, e numa rua típica de Paris, estreitinha, vimos um restaurante marroquino, e decidimos experimentar. Adorei o prato que comi lá, por isso decidi explorar a cozinha marroquina e hoje quero partilhar uma receita convosco!


Dose: 3-4 pessoas| Tempo de preparação: 15 min | Tempo de cozinhar: 20 min | Tempo total: 35 min


Ingredientes

1/2 beringela

1/2 courgette médio

1 chávena de grão bico

2 cenouras

1 pimento vermelho

1 pimento verde

1 cebola rocha

1 dente de alho

1 chávena de cuscuz seco

1 caldo de legumes biológico

sumo de 1 limão

1 chávena de água quente

3 colheres de azeite extra virgem

1 colher de chá cominho moído

1 colher de chá de açafrão

1/2 colher de chá pimento vermelho picante em pó

50 g de amêndoas em palitos

sal

100 g de sultanas amarelas (opcional)

Instruções

1. Corta a beringela às rodelas finas, courgette, cenouras e depois divide cada uma das rodelas em 4-8 partes. Corta a cebola em meias rodelas, corta os pimentos em cubinhos pequenos e pica o alho. Numa frigideira funda, com temperatura media no fogão, adiciona 1 colher de azeite e alho picado, deixa o alho ficar ligeiramente dourado, de seguida adiciona a beringela, courgette, cenouras, cebola rocha, pimentos e sal ao gosto na frigideira. Mexendo de vez em quando, deixa saltear durante 10 minutos, depois adiciona o grão de bico, e continua a saltear aproximadamente mais 10 minutos, até que os legumes fiquem macios.

2. Numa frigideira à parte, sem óleo, torra os palitos de amêndoa mexendo-os , durante 2-3 minutos, pois não precisa de ser durante muito tempo porque eles queimam rápido. Retira e armazena numa tigela pequena.

3. De seguida preparamos o molho, numa pequena tigela, adiciona o cominho moído, o açafrão, pimento vermelho picante em pó, resto de azeite e sumo de um limão. Mistura bem.

4. Quando os legumes ficarem quase prontos, num prato fundo, coloca 1 chávena de água quente e dissolve 1 caldo de legumes na água. Depois, coloca 1 chávena de couscous, cobre e deixa durante 5 minutos para ficarem moles. A seguir misture com um garfo, para separar os grãos.

5. Quando os legumes e os cuscuz estiverem prontos, num prato fundo de servir, coloca os cuscuz, legumes salteados, amêndoas torradas e o molho, e mistura tudo muito bem, e está pronto a servir.

P.S. Se não estás habituado às especiarias de Marrocos, podes adicionar o molho aos poucos, até que fique ao teu gosto! 😉

Podes adicionar algumas sultanas amarelas no seu prato, se gostar, eu já provei as duas formas, e prefiro sem, por isso deixei esse ingrediente como opcional.

Bom apetite! Espero que gostem!

Cuscuz Marroquino com Legumes e Amêndoas

Obrigada pela tua visita!

Print Friendly, PDF & Email