Arroz selvagem salteado com beringela

Arroz selvagem salteado com beringela

Arroz selvagem salteado com beringela


Um prato inspirado na cozinha oriental. Delicioso arroz selvagem salteado com beringela e amendoins, perfeito para quando lhe apetece algo diferente da cozinha tradicional.


Dose: 3-4 pessoas | Tempo de preparação: 15 min | Tempo de cozinhar: 15 min | Tempo total: 30 min


Ingredientes

1 chávena de mistura de arroz basmati com arroz selvagem

1 chávena de água

1 beringela grande

1 pimento verde picante, picado

1 colher de chá de gengibre, picado

50 g de amendoim cru

sal marinho

3 colheres de molho de soja

sumo de meio limão

2 colheres de sopa de azeite ou óleo de sésamo

1/2 colher de chá de noz cardamomo em pó

2 colheres de sopa de sésamo preto ou amarelo

Instruções

1. Num tacho fundo adicione uma chávena de arroz, uma chávena de água e tempere com sal. Feche com a tampa e num fogão eléctrico a cozer até começar a ferver, após começar a ferver, desliga e deixa tapado.

2. Entretanto, numa frigideira sem óleo com uma temperatura média, coloque os amendoins. Misture sem parar até que fiquem ligeiramente torrados. Retire e deixe arrefecer. Quando arrefecer pique ou desfaça com martelo de cozinha os amendoins para estes ficarem em migalhas grossas.

3. Corte a beringela às rodelas finas e depois divida-as em 6-8 bocados. Numa frigideira funda coloque 1 colher de sopa de azeite e aqueça numa temperatura média. Adicione os bocados de beringela e salteie durante 10 minutos. De seguida, retire a beringela da frigideira e armazene numa tigela forrada com papel de cozinha para retirar a gordura extra.

4. Volte a colocar 1 colher de sopa de azeite na frigideira funda, quando ficar quente, adicione o pimento verde picante e gengibre picados, juntamente com meia colher de chá de cardamomo em pó e sementes de sésamo e frite durante 2 minutos de vez em quando misturando. Depois, reduza a temperatura do fogão para o mínimo e adicione os bocados de beringela, o arroz cozido, sumo de meio limão, o molho de soja, amendoins e misture tudo muito bem. Retire do fogão e esté pronto a servir. Pode servir directamente da frigideira ou transferir para o prato de servir.

Bom apetite!

Arroz selvagem salteado com beringela

Obrigada pela sua visita!

Print Friendly, PDF & Email